Santos

 

É a maior cidade do litoral paulista e abriga o principal porto do Estado, o maior da América do Sul. Possui 434 mil habitantes (2015, IBGE).

Santos foi fundada por volta de 1540 pelo fidalgo português Braz Cubas, como uma povoação, no Outeiro de Santa Catarina, perto de São Vicente, buscando um melhor ancoradouro para a região. Em 1545, Braz Cubas foi nomeado para governar a Capitania de São Vicente, na ausência do donatário Martim Afonso de Sousa.

Entre 1545 e 1547, o povoado de Santos foi elevado à categoria de vila, com o nome Vila do Porto de Santos (veja registro em mapa de Luís Teixeira), depois Vila de Santos. Foi elevada à condição de cidade, em 26 de janeiro de 1839. Com a falta de documentos do século 16, o dia 26 de janeiro tornou-se o Dia da Cidade e o ano de 1546, atribuído como ano de referência para efeito de solenidades.

Em meados do século 19, a economia da Cidade foi impulsionada pelas lavouras de café de São Paulo. Em 1867, foi inaugurada a São Paulo Railway, ligando Santos ao interior da antiga Província. Aumentou bastante o movimento do Porto, que ultrapassou o volume de negócios do Porto de Salvador, até então, o maior do Brasil. O Porto de Santos foi reformado e reinaugurado em 1892. O projeto foi do engenheiro baiano Theodoro Sampaio, publicado na Revista de Engenharia de 10 de agosto de 1879.

Mais: Memória de Santos e Prefeitura de Santos

 

 

Estado de São Paulo

 

Santos SP

 

A histórica Santa Casa da Misericórdia de Santos, fundada em 1542, por Braz Cubas, uma das mais antigas do Brasil. Acredita-se que os primeiros hospitais do Brasil foram fundados pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, mas não é certo. Os registros mais antigos conhecidos da existência dessa Irmandade no Brasil foram encontrados em Salvador, datados de julho de 1549. A Irmandade da Santa Casa da Bahia chegou junto com Thomé de Souza para fundar a primeira capital do Brasil, em 29 de março daquele ano. O historiador Francisco Augusto Pereira da Costa (1851-1923) identificou um registro de um hospital em Olinda, em 1540, mais antigo que o de Santos.

Mas foi o baianista Carlos Ott, quem descobriu qual foi mesmo a primeira Santa Casa da Misericórdia do Brasil. Ela existiu em Porto Seguro, na Bahia, e seu pioneirismo foi atestado em carta do Rei Dom João V.

 

 

Mapa Santos SP

 

Praia

 

Jardins
Santos

 

Acima, vista parcial de Santos (foto Tadeu Nascimento).

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações de São Paulo, município de Santos.

 

Orla de Santos e sua bela urbanização

 

Praia de Santos

 

 

São Paulo

 

 

Santos

 

 

 

 

Divulgação