As Favelas de São Paulo

 

A Cidade de São Paulo tem mais de 1600 favelas, o maior número de favelas no Brasil, e reflete o inchamento, com elevada desigualdade, na maior cidade do País.

Até o início do século 19, o município de São Paulo era mais um entreposto comercial para tropeiros. Era uma região pobre. Nas décadas seguintes chegaram imigrantes europeus e asiáticos, em grande número. O crescimento da Cidade não perdeu o embalo até o final do século 20, quando o modelo de desenvolvimento nacional começou a mudar.

As favelas de São Paulo começaram a amontoar-se na primeira metade do século 20. Em meados dos anos 1990 já abrigavam cerca de dois milhões de habitantes. Em 2000, metade dos paulistanos viviam em habitações irregulares, segundo a Folha de São Paulo.

As construções são precárias, normalmente em terrenos invadidos. As condições sanitárias são muito ruins. Na região metropolitana, o quadro é pior, pois as favelas invadem lixões e áreas contaminadas. O Censo de 2010 revelou que mais de 11 milhões de brasileiros vivem em favelas, metade na região Sudeste.

Embaixo, o Cortiço do Brás, próximo do Centro de São Paulo, em fotografia de uma reportagem da revista O Cruzeiro, de 26 de abril de 1947. Até meados do século 20, o Brás era um reduto de imigrantes estrangeiros, principalmente italianos. Era uma região de grande atividade comercial, com algumas indústrias.

Moradores da Favela do Moinho, em São Paulo, derrubam muro de contenção, buscando criar uma rota de fuga em caso de incêndio (foto Marcelo Camargo/ABr).

 

São Paulo

 

Favela

 

Favela Paraisópolis, junto ao Morumbi. Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP. Esse favelão começou por volta de 1950, principalmente com famílias de imigrantes japoneses.

 

Braz

 

Favela SP

 

Retrato da desigualdade paulistana. Favela no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, divide espaço com prédios de luxo. O Morumbi é um distrito considerado de alto padrão. Na periferia da Cidade o problema é muito pior.

 

Policial faz parte de uma operação em Guarulhos, na Grande São Paulo. A maior região metropolitana da América do Sul convive com imensos problemas urbanos (foto Gilberto Marques / Governo de São Paulo).

 

Guarulhos

 

Copyright © Guia Geográfico - Habitações da Cidade de São Paulo SP.

 

Favela São Paulo

 

São Paulo Viagem

 

 

 Celso Diniz