O início histórico da Cidade de São Paulo remonta à fundação do Pateo do Collegio, em 1554, pelos jesuítas. O povoado de Piratininga, que se desenvolveu em torno do Colégio, foi elevado à condição de vila, em 1558.
No início do século 17, a Vila de São Paulo já contava com quase duzentas pessoas brancas, muitos mestiços e muitos índios. Era uma região selvagem, com muitos caçadores de índios. Em 1640, os paulistanos expulsaram os jesuítas do Colégio, mas eles retornaram em 1653.
No início do século 18, a Vila de São Paulo tinha cerca de 1.500 pessoas. Em 1711, foi elevada à condição de cidade, 162 anos depois da fundação de Salvador, a primeira cidade do Brasil.
A Cidade de São Paulo foi a primeira cidade do território do Estado. São Vicente e Santos continuaram como vilas até o século 19. Até o início desse século, São Paulo era uma Cidade pobre, caminho de tropeiros.
O grande impulso de desenvolvimento da Cidade aconteceu na segunda metade do século 19, com a chegada de imigrantes de outras partes do Brasil e do exterior. Em 1850, São Paulo era uma cidade pequena, tinha cerca de 15 mil habitantes. Saltou para 26 mil, em 1872, poucos anos após a inauguração da São Paulo Railway. Em 1886, já eram quase 75 mil habitantes. Em 1900, eram 281 mil.
Com a explosão demográfica que acontecia no final do século 19, era imperativo uma reestruturação urbana da Cidade. Nessa função, o engenheiro baiano Theodoro Sampaio foi protagonista. Sampaio foi engenheiro, geógrafo, geólogo, historiador e urbanista, ocupou vários cargos em São Paulo, participou diretamente do processo de desenvolvimento do Estado, projetou e construiu obras que mudaram radicalmente o cenário urbano da Capital Paulista.
Hoje, São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul.
O município de São Paulo possui 12 milhões de habitantes (2015, IBGE) e cerca de 20 milhões na região metropolitana, que inclui 38 cidades. A cidade abriga a maior população de negros e pardos do Brasil, segundo dados do IBGE de 2010 (3 milhões de pessoas), seguida do Rio de Janeiro (2,3 milhões) e Salvador (1,8 milhões).
São Paulo é, também, uma das cidades de maior diversidade e atividade cultural do mundo. Muitos teatros, shows, opções de lazer e várias opções em gastronomia.
Mais: Dados da Cidade e Turismo►
Largo São Bento, Anhangabaú, Centro de São Paulo.
Trânsito em São Paulo, um grande problema.
Avenida Paulista, o centro financeiro da Capital. Bom para trabalhar e vale um passeio.
Rua Oscar Freire, no bairro Cerqueira César, onde se concentra várias lojas de grifes famosas. O nome da Rua é uma homenagem ao médico baiano Oscar Freire (1882-1923), que se graduou na Faculdade de Medicina da Bahia e veio para São Paulo exercer a cátedra de Medicina Legal.
Copyright © Guia Geográfico - SP Turismo |
C. Pimenta