A Sé de São Paulo

 

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. A belíssima arquitetura do templo atual é em estilo neogótico, possui cinco naves, com capacidade para cerca de oito mil pessoas, e um carrilhão de 92 sinos.

Em 1591, a primeira igreja foi instalada no local, feita em taipa de pilão. O terreno foi escolhido pelo cacique Tibiriçá. Em 1745, a antiga igreja foi elevada à categoria de catedral. Naquele ano, iniciou-se a construção do segundo templo, no mesmo local.

Até 1892, a Diocese de São Paulo era subordinada à Sé da Bahia. Nesse ano foi criada a Arquidiocese do Rio de Janeiro, dividindo o Brasil em duas províncias eclesiásticas, através da Bula Ad Universas Orbis Ecclesias. A Diocese de São Paulo foi elevada à categoria de Arquidiocese em 1908.

 

Em 1911, esse templo foi demolido para a ampliação da Praça da Sé. A construção do novo templo foi iniciada em 1913 e inaugurado em 1954, na comemoração do IV Centenário da Cidade de São Paulo, ainda incompleta e sem as duas torres principais. O projeto foi do alemão Maximilian Emil Hehl (1861-1916), professor de Arquitetura da Escola Politécnica.

A igreja foi reformada de 1999 a 2002, quando também foram construídas as 14 torres laterais, previstas no projeto original.

 

◄São Paulo-SP

 

É a maior construção em estilo neogótico do País. O edifício tem 111m de comprimento e 46m de largura. As duas torres frontais têm 97m. A linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa no local onde está instalado o templo.

A Sé possui em seu interior um grande número de obras de arte sacra, magníficos vitrais e mosaicos. O grandioso órgão, com cinco teclados e 12 mil tubos, é o maior da América do Sul. Antes da reforma de 1999, sua execução era restrita, pois temia-se que a elevada potência das vibrações do instrumento pudesse abalar a estrutura do prédio.

Fica na Praça da Sé, Centro.

 

Catedral Se São Paulo

 

São Paulo Turismo

 

 

 

Pateo do Collegio

 

Catedral Se Brasil

 

A Praça da Sé e a Catedral (foto Prefeitura de São Paulo). Mais fotos

 

Acima, arte sacra no interior da Catedral Metropolitana.

Embaixo, a "velha Sé" em foto de 1907, por Aurélio Becherini.

 

Vitral sobre a história de São Paulo.

 

Esboço do projeto original da Catedral por Maximillian Hehl. Percebe-se que o prédio atual ainda está incompleto.

 

Projeto Catedral

 

Praça da Sé

 

A Catedral

com as novas colunas laterais, reforçando seu estilo gótico (foto J. Pancieri)

 

Largo da Sé

 

Mapa Turistico

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico de São Paulo.

 

 

Arte Sacra

 

 

 

 

Vitral

 

 

 

Victor Soares