São Paulo no Século 16

 

No início do século 16, o território do atual Estado de São Paulo era habitado por tupiniquins, tamoios e outros povos indígenas.

A colonização do Brasil começou no sul da Bahia, em 1503, com a fundação das duas primeiras colônias europeias: Porto Seguro e Caravelas. Nos anos seguintes, expedições portuguesas e piratas franceses passaram a explorar o litoral da Terra de Santa Cruz, em busca de pau-brasil e outras riquezas.

Em 1530, Portugal queria garantir o domínio de todas as terras lusitanas na América e os portugueses entendiam que elas incluíam o Rio da Prata, segundo o Tratado de Tordesilhas. Para isso, enviou Martim Afonso de Sousa, cuja missão também incluía colonizar aquela região. Mas Martim Afonso de Sousa pareceu entender que aquela região era espanhola, segundo suas medições no local, então, retornou e, em 22 de janeiro de 1532, fundou a povoação que se tornou a Vila de São Vicente, no mesmo ano. Em 28 de Setembro de 1532, D. João III doou a Capitania de São Vicente a Martim Afonso de Sousa.

Nos anos 1540, o fidalgo português Braz Cubas, então, governador da Capitania, fundou a Vila de Santos.

Em 1549, Thomé de Sousa chegou na Bahia com a missão de fundar a primeira cidade e capital do Brasil. Com ele, chegaram os primeiros jesuítas, que lá fundaram sua sede provincial.

Em 1553, o padre Manoel da Nóbrega e outros jesuítas subiram a Serra do Mar e, no planalto de Piratininga, fundaram um colégio, em 25 de janeiro de 1554, para catequizar os índios da região. Em torno do Colégio desenvolveu-se um povoado, que foi elevado à condição de Vila de São Paulo de Piratininga, em 1560.

Economicamente, a Capitania de São Vicente não prosperou. As tentativas de implantação de lavouras de cana-de-açúcar foram frustradas. Mas a Capitania era um contraponto à colonização da parte sul do Brasil. Isso mudou, em 1565, com a fundação da segunda cidade do Brasil: a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Nas décadas seguintes, a Vila de São Paulo tornou-se o ponto de partida de várias expedições ao interior do Brasil, em busca de riquezas e de índios para escravizar.

Mais: Brasil no século 16

 

 

Início: História de São Paulo

 

 

Historia

 

Primeiras Cidades

 

Seculo 16

 

Descobrimento Brasil

 

◄  São Paulo

 

São Paulo no século 17

São Paulo no século 18

São Paulo no século 19

São Paulo no século 20

 

 

 

 

Pateo do Collegio

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - História de São Paulo século XVI.

Fundação de São Vicente

(tela de Benedito Calixto de Jesus).

 

São Paulo

 

Martim Afonso de Sousa

 

 

 

São Paulo no Século 16

 

 

 

 

Por Jonildo Bacelar