História de São Paulo
A colonização do Brasil começou na Bahia, em 1503 com a fundação da Colônia de Porto Seguro.
O atual território do Estado de São Paulo teve sua colonização iniciada em 1532, com a fundação de São Vicente, a primeira vila do Brasil. Em 1554, o padre Manoel da Nóbrega fundou o Colégio de São Paulo de Piratininga para catequizar índios que lá estavam. Esse Colégio é a raiz histórica (mas não a fundação) da Cidade de São Paulo, que veio a transformar-se na maior cidade do Brasil, no século 20.
No século 17, após fracassadas tentativas de produção de açúcar, a Vila de São Paulo passou a abrigar muitos exploradores, que adentravam o interior em busca de riquezas e índios para escravizar.
No século 18, São Paulo continuava pobre. Era terra de passagem para tropeiros. Mas o século 19 foi um grande alento para a Província, que estava próxima da capital do Brasil e passou a receber muitos imigrantes que ajudaria a substituir a mão de obra escrava. Em 1872, o censo mostrou que o número de escravos na Província de São Paulo só era superado pelo Rio de Janeiro.
O século 20 marcou a vertiginosa prosperidade do Estado. A capital paulista ergueu-se como uma das maiores cidades do mundo e uma potência financeira.
No século 21, São Paulo e o Sudeste entraram em descompasso com o crescimento econômico, perdendo espaço, cada vez maior, para outras regiões do Brasil.
Mais: História de Campinas e História do Brasil ►
O baiano Ruy Barbosa visita São Paulo, em 1919. O Águia de Haia, uma das mais importantes personalidades mundiais do século 20, era uma celebridade aonde ia (página da revista carioca Fon-Fon, 12 de abril de 1919).
Colonos no interior de São Paulo (coleção do maestro Lavalle, publicada, em 1910, na revista Illustração Brazileira) .
Porto de Santos, em 1826. À direita, a antiga igreja de Jesus, Maria e José, também conhecida como Capela do Terço, demolida posteriormente. Ao fundo, vê-se a torre da Igreja do Carmo (ilustração de W. J. Burchell).
Copyright © Guia Geográfico - SP Turismo. |
História de São Paulo